26 de fevereiro de 2024

SDA NEWS 006

min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

UP TO DATE

#1 - Após o primeiro torneio PSA 1K em terras brasileiras, no confronto da nova geração dessa vez deu ISAÍAS 3X2 MURILO e na final deu PEDRO MOMETTO 3X0 RHUAN.

#2 - DIEGO GOBBI inicia 2024 no torneio 9k no Canadá dia 28. Também estará jogando nosso velho conhecido de muitos torneios juvenis JUAN Torres (Colombia) 

ENQUANTO ISSO

O que diferencia nossos jogadores do resto do mundo? Por que temos poucos atletas bem ranqueados?

O que nos impede de sermos fortes concorrentes e nos classificarmos para os Jogos Pan-Americanos?

Vou focar no profissional; o juvenil segue uma dinâmica parecida, porém deixem nos comentários se querem também explicações.

Preciso primeiro falar sobre a dinâmica dos eventos esportivos. O CAMPEONATO Pan-Americano (cada esporte tem o seu) é disputado todo ano, classifica para os JOGOS Pan-Americanos (que têm o formato de Olimpíadas com todos os esportes) e é disputado a cada 4 anos.

No último CAMPEONATO PAN-AMERICANO em Cartagena/23, ficamos em 9º no Masculino e 11º no feminino. O detalhe é que, embora seja jogado todos os anos, apenas o do ano anterior aos JOGOS é que vale para a classificação.

Com isso, ficamos fora das 8 vagas nos JOGOS PAN-AMERICANOS de Santiago/23.

Os países classificados na chave masculina pelo CAMPEONATO PAN-AMERICANO foram, pela ordem: Colômbia (campeã), Peru (vice), Argentina e EUA (3º/4º), Canadá e México (5º/6º), Guatemala (7º). O Chile, por ser o país-sede, teve direito a uma vaga.

Ou seja, não é o individual que garante a vaga; por isso, temos que ter uma equipe forte, composta por 3 jogadores e 1 reserva.

Nas próximas postagens, podemos ir mostrando as diferenças de estrutura de apoio dos outros países e se realmente é o apoio do governo que faz a diferença.

Enquanto não sabemos qual será a regra para as vagas do Squash nas Olimpíadas, particularmente, isso me deixa um pouco preocupado, se pensarmos que em outros esportes são os JOGOS PAN-AMERICANOS que garantem vagas na OLIMPÍADA LA/28.

Em Santiago/23, nos JOGOS, a Colômbia foi a campeã e a Argentina ficou em segundo lugar.

Os próximos JOGOS seriam na Colômbia, porém não pagaram a taxa de inscrição e perderam o direito. Existe uma possibilidade de São Paulo pedir a sede; porém, nada está definido e onde serão os JOGOS de 2027 ainda está em aberto. O país-sede tem sempre uma vaga garantida em todas as modalidades.

Alguém sabe quais BRASILEIROS já ganharam medalhas em PAN-AMERICANOS? Deixem nos comentários.

FALA SÉRIO

A Confederação Brasileira de Squash (CBS) segue o formato de ciclo Pan-Americano; todos já ouviram falar de ciclo olímpico, né, onde os atletas se preparam para os jogos mais importantes, que são as Olimpíadas.

Como o Squash sempre foi Pan-Americano (e, graças a Deus, subiu de nível), a CBS seguiu o modelo de preparação para o PAN-AMERICANO; então, a eleição da chapa com gestão de 4 anos é votada sempre no ano do PAN, com duração até o próximo PAN.

Ano passado, a atual gestão foi reeleita, e teremos José Enrique do RJ por mais um mandato à frente da CBS.

Desejamos muito sucesso nesse novo ciclo, que agora passa a receber verba do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Esse é mais um tema super importante para abordarmos nas próximas matérias. O que acham?

BRASILEIROS PELO MUNDO

Vamos falar com PEDRO ROZES, um atleta do RJ que já foi campeão das MACABIADAS e partiu para 3 semanas de treinamento na BGSQUASH (Espanha).

O Pedro sempre foi um parceiro de viagens desde o Juvenil.

Por que escolheu a Espanha para ir treinar?

Porque tenho muito interesse em elevar meu nível de squash e já havia visto essa academia no Instagram com vários jogadores profissionais de altíssimo nível do mundo todo. Foi então que decidi fazer contato, e quando mandei um e-mail, descobri que o número 1 do Brasil (Diego Gobbi) viria pra cá. Falei, é agora que vou mesmo, kkk.

Existem juvenis aí? Ou somente profissionais? Qual é o nível técnico deles?

Sim, existem juvenis. Vi jogadores do amador ao profissional. Uma curiosidade é que o Iker Pajares, atual número 15 do mundo, treina aqui.

Quais são os custos? Treinamento, hospedagem e alimentação?

O custo para treinamento foi de 600 euros por 3 semanas, que é o tempo que pude ficar, ou seja, 200 euros por semana. Estou hospedado na casa da mãe do treinador, que fica a 230 metros da academia, e o preço foi 450 euros por 3 semanas. O custo da alimentação é algo em torno de 30/40 euros por dia, mas contando tudo (café da manhã, almoço e jantar).

Como é o dia a dia? Quantas horas treina e com quantas pessoas?

Os treinos são sempre de 2 turnos, um pela parte da manhã e outro pela parte da tarde, e podem ser 2 treinos de squash ou 1 treino de squash e 1 de físico. Os treinos são sempre em grupos com 4 pessoas, tanto físico quanto quadra. No físico, a treinadora faz um circuito, e assim os atletas vão fazendo e revezando os exercícios. Na quadra, são 2 jogadores por quadra, onde o treinador passa o treino e nos orienta o que temos que fazer.

Quais são seus objetivos esse ano?

Meus objetivos são jogar o máximo de torneios PSA possíveis, jogar o mundial universitário, e meu objetivo principal é sempre melhorar como pessoa e como atleta, tendo sempre minhas ambições em mente, tendo sempre humildade e treinando e me dedicando sempre ao máximo.

SAIDEIRA

Nos torneios PSA da semana passada, AMINA ORFI (16) ganhou seu primeiro PSA BRONZE. A final do SQUASH ON FIRE OPEN 2024 foi eletrizante, 3x2 sobre TINNE GILES, que defendia o título do ano anterior.

Para mais informações, leiam a matéria da semana passada.

E ALI FARAG ativou o modo JAHANGIR KHAN e ganhou o PSA GOLD HSC 2024 HOUSTON, batendo o recorde de maior média de pontos conquistados.Parágrafo Novo

Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

A cartoon of people playing squash
Por Mauricio Penteado 27 de abril de 2025
Muita coisa aconteceu nas últimas semanas. Agora que nosso Editor melhorou da Dengue, podemos retomar as atividades normais. Por sinal fica aqui a dica: se protejam Temas dessa edição: Comportamento, educação e respeito Circuito PSA Torneio 1k DAVID'S Yuri Pollak  Livro: ENTRE RAQUETES E FARAÓS
A man in a blue shirt is holding a tennis racquet
Por Mauricio Penteado 21 de abril de 2025
Introdução Conheci o Martin Knightno primeiro SULAMERICANO que fui em Lima/Peru. Sempre simpático e de conversa fácil, conversamos muito ao longo em todos os campeonatos que nos encontramos. Head coach da Colômbia há mais de 10 anos e ex top 38 PSA. Seria muito importante aprendermos com que esta tendo sucesso como transformar nossa realidade.
A bunch of badges
Por Mauricio Penteado 16 de abril de 2025
ESPECIAL 1a. ETAPA JUVENIL 2025
Mais Posts