Blog Layout

fev. 26, 2024

SDA NEWS 006

UP TO DATE

#1 - Após o primeiro torneio PSA 1K em terras brasileiras, no confronto da nova geração dessa vez deu ISAÍAS 3X2 MURILO e na final deu PEDRO MOMETTO 3X0 RHUAN.

#2 - DIEGO GOBBI inicia 2024 no torneio 9k no Canadá dia 28. Também estará jogando nosso velho conhecido de muitos torneios juvenis JUAN Torres (Colombia) 

ENQUANTO ISSO

O que diferencia nossos jogadores do resto do mundo? Por que temos poucos atletas bem ranqueados?

O que nos impede de sermos fortes concorrentes e nos classificarmos para os Jogos Pan-Americanos?

Vou focar no profissional; o juvenil segue uma dinâmica parecida, porém deixem nos comentários se querem também explicações.

Preciso primeiro falar sobre a dinâmica dos eventos esportivos. O CAMPEONATO Pan-Americano (cada esporte tem o seu) é disputado todo ano, classifica para os JOGOS Pan-Americanos (que têm o formato de Olimpíadas com todos os esportes) e é disputado a cada 4 anos.

No último CAMPEONATO PAN-AMERICANO em Cartagena/23, ficamos em 9º no Masculino e 11º no feminino. O detalhe é que, embora seja jogado todos os anos, apenas o do ano anterior aos JOGOS é que vale para a classificação.

Com isso, ficamos fora das 8 vagas nos JOGOS PAN-AMERICANOS de Santiago/23.

Os países classificados na chave masculina pelo CAMPEONATO PAN-AMERICANO foram, pela ordem: Colômbia (campeã), Peru (vice), Argentina e EUA (3º/4º), Canadá e México (5º/6º), Guatemala (7º). O Chile, por ser o país-sede, teve direito a uma vaga.

Ou seja, não é o individual que garante a vaga; por isso, temos que ter uma equipe forte, composta por 3 jogadores e 1 reserva.

Nas próximas postagens, podemos ir mostrando as diferenças de estrutura de apoio dos outros países e se realmente é o apoio do governo que faz a diferença.

Enquanto não sabemos qual será a regra para as vagas do Squash nas Olimpíadas, particularmente, isso me deixa um pouco preocupado, se pensarmos que em outros esportes são os JOGOS PAN-AMERICANOS que garantem vagas na OLIMPÍADA LA/28.

Em Santiago/23, nos JOGOS, a Colômbia foi a campeã e a Argentina ficou em segundo lugar.

Os próximos JOGOS seriam na Colômbia, porém não pagaram a taxa de inscrição e perderam o direito. Existe uma possibilidade de São Paulo pedir a sede; porém, nada está definido e onde serão os JOGOS de 2027 ainda está em aberto. O país-sede tem sempre uma vaga garantida em todas as modalidades.

Alguém sabe quais BRASILEIROS já ganharam medalhas em PAN-AMERICANOS? Deixem nos comentários.

FALA SÉRIO

A Confederação Brasileira de Squash (CBS) segue o formato de ciclo Pan-Americano; todos já ouviram falar de ciclo olímpico, né, onde os atletas se preparam para os jogos mais importantes, que são as Olimpíadas.

Como o Squash sempre foi Pan-Americano (e, graças a Deus, subiu de nível), a CBS seguiu o modelo de preparação para o PAN-AMERICANO; então, a eleição da chapa com gestão de 4 anos é votada sempre no ano do PAN, com duração até o próximo PAN.

Ano passado, a atual gestão foi reeleita, e teremos José Enrique do RJ por mais um mandato à frente da CBS.

Desejamos muito sucesso nesse novo ciclo, que agora passa a receber verba do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Esse é mais um tema super importante para abordarmos nas próximas matérias. O que acham?

BRASILEIROS PELO MUNDO

Vamos falar com PEDRO ROZES, um atleta do RJ que já foi campeão das MACABIADAS e partiu para 3 semanas de treinamento na BGSQUASH (Espanha).

O Pedro sempre foi um parceiro de viagens desde o Juvenil.

Por que escolheu a Espanha para ir treinar?

Porque tenho muito interesse em elevar meu nível de squash e já havia visto essa academia no Instagram com vários jogadores profissionais de altíssimo nível do mundo todo. Foi então que decidi fazer contato, e quando mandei um e-mail, descobri que o número 1 do Brasil (Diego Gobbi) viria pra cá. Falei, é agora que vou mesmo, kkk.

Existem juvenis aí? Ou somente profissionais? Qual é o nível técnico deles?

Sim, existem juvenis. Vi jogadores do amador ao profissional. Uma curiosidade é que o Iker Pajares, atual número 15 do mundo, treina aqui.

Quais são os custos? Treinamento, hospedagem e alimentação?

O custo para treinamento foi de 600 euros por 3 semanas, que é o tempo que pude ficar, ou seja, 200 euros por semana. Estou hospedado na casa da mãe do treinador, que fica a 230 metros da academia, e o preço foi 450 euros por 3 semanas. O custo da alimentação é algo em torno de 30/40 euros por dia, mas contando tudo (café da manhã, almoço e jantar).

Como é o dia a dia? Quantas horas treina e com quantas pessoas?

Os treinos são sempre de 2 turnos, um pela parte da manhã e outro pela parte da tarde, e podem ser 2 treinos de squash ou 1 treino de squash e 1 de físico. Os treinos são sempre em grupos com 4 pessoas, tanto físico quanto quadra. No físico, a treinadora faz um circuito, e assim os atletas vão fazendo e revezando os exercícios. Na quadra, são 2 jogadores por quadra, onde o treinador passa o treino e nos orienta o que temos que fazer.

Quais são seus objetivos esse ano?

Meus objetivos são jogar o máximo de torneios PSA possíveis, jogar o mundial universitário, e meu objetivo principal é sempre melhorar como pessoa e como atleta, tendo sempre minhas ambições em mente, tendo sempre humildade e treinando e me dedicando sempre ao máximo.

SAIDEIRA

Nos torneios PSA da semana passada, AMINA ORFI (16) ganhou seu primeiro PSA BRONZE. A final do SQUASH ON FIRE OPEN 2024 foi eletrizante, 3x2 sobre TINNE GILES, que defendia o título do ano anterior.

Para mais informações, leiam a matéria da semana passada.

E ALI FARAG ativou o modo JAHANGIR KHAN e ganhou o PSA GOLD HSC 2024 HOUSTON, batendo o recorde de maior média de pontos conquistados.Parágrafo Novo

Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Ajuda nossa comunidade!

Queremos criar um espaço onde possamos compartilhar experiências, dicas e informações úteis para todos os interessados no squash juvenil. Por isso, convidamos você a enviar seu material, histórias e curiosidades. Juntos, podemos construir um espaço rico em informação e inspiração para todos os nossos leitores.

Por Murilo Penteado 08 mai., 2024
Entrevista com VITOR PENTEADO, atleta juvenil de 14 anos que segue os passos do irmão MURILO, vamos ver e entender suas visões sobre o SQUASH
A group of people are watching a squash game sponsored by sda news
Por Murilo Penteado 06 mai., 2024
Irei começar essa postagem com uma frase de um ídolo que essa geração não teve a oportunidade de conhecer o gênio AYRTON SENNA. "Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar"
Por Mauricio Penteado 02 mai., 2024
Entrevista com Guilherme Castro, técnico da Seleção Brasileira Juvenil no Sul-Americano de 2024 em Brasília, treinador de um grande atleta juvenil do passado, Pepe, que conta com o apoio de uma família incrível que sempre apoiou e esteve presente. Hoje, o ciclo se repete com a família de Humberto Benhur. Vamos conhecer sua visão do squash nessa entrevista bem bacana.
Mais Posts
Share by: