12 de agosto de 2024

SDA NEWS 030 - Arbitragem precisa e está evoluindo

Mauricio Pentenado
min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

O sistema de arbitragem precisa e está evoluindo. Vamos ver o que a WSO está fazendo.

UP TO DATE 

O intervalo entre temporadas que a PSA estabeleceu está chegando ao fim. Foram 2 meses para que os primeiros colocados do ranking descansassem e se preparassem para a sequência 24/25.


O primeiro campeonato do WORLD TOUR, o CIB EGYPTIAN OPEN 2024, começa dia 26.


Pelo circuito CHALLENGER TOUR, o primeiro torneio da temporada é aqui no Brasil. O RGSA OPEN 2024, com premiação de 6k, atraiu grandes jogadores do mundo. Os jogos começam na terça-feira, dia 13, e, em paralelo, ocorrerá uma etapa da FPS. A casa vai estar fervendo! Venham acompanhar ao vivo o GOBBI, o MOMETTO e o GUI MELO, entre outros.


Na parte de cima da chave estão os finalistas do PINHEIROS, Herrera (Col) e Marcantonio (Par), que podem se encontrar numa eventual semifinal. Porém, para chegar lá, terão que passar pelas estrelas em ascensão Murilo Penteado, Segundo Portabales e Juan Torres. Esse trio, com 18 e 19 anos, vai sacudir o circuito.

ENQUANTO ISSO

Terminou semana passada o PANAMERICANO PROFISSIONAL em Lima/Peru, que teve DIEGO ELIAS (#4) jogando em casa. Semana que vem, sai uma matéria especial sobre o evento.


Esta semana também começa o WSF WORLD MASTERS SQUASH em Amsterdã/Holanda, entre os dias 15 e 22. Mais de 30 brasileiros estão indo jogar e se divertir. Entre eles, as lendas RAFAEL ALARCON e RONI CONCEIÇÃO estarão lá, revendo amigos e tentando trazer mais um título.


Siga o torneio no link abaixo:


https://wsfworldmasters2024.nl/

FALA SÉRIO

ARBITRAGEM

Em qualquer esporte, a arbitragem pode ser polêmica. Vimos nas OLIMPÍADAS muitas pessoas reclamando, contestando e discutindo regras.


O interessante é que a maioria das pessoas não conhece as regras na totalidade, mas mesmo assim se julgam experts, e está tudo certo. Isso faz parte do contexto de bares e butecos.


Todos os esportes, com o passar do tempo, mudaram. Os atletas estão dedicando cada vez mais tempo e dinheiro no esforço de aprimorarem suas habilidades. Em contrapartida, a arbitragem fica esquecida, com recursos limitados e poucas oportunidades de desenvolvimento.


No Squash, existe um grande movimento de profissionalização da arbitragem, promovido pela World Squash Officiating (WSO), que cuida desse setor.


A WSO está num processo de mudar esse cenário e criar um caminho para que os árbitros progridam do nível inicial em torneios de clubes para torneios de prestígio, frequentados pelos melhores jogadores.


Para a temporada 24/25, eles estão recrutando jogadores profissionais aposentados da PSA, e outros que ainda estão no circuito, para aderirem a um projeto que visa fazer o esporte crescer ainda mais.


Dessa forma, esses atletas permanecem no mundo do Squash, ajudando e proporcionando uma grande contribuição para o nível da arbitragem, melhorando as avaliações futuras nos Jogos Olímpicos. O SQUASH tem que causar uma ótima impressão.


Existem 5 níveis de arbitragem. O que participei pela FPS este ano foi o Nível 1, mas para participar de grandes eventos, o mínimo seria o Nível 3.


Aqui em São Paulo, a Federação Paulista (FPS) já iniciou um processo de profissionalização e está remunerando bem os árbitros que fizeram o curso Nível 1, seguindo o mesmo conceito da WSO.


A participação das MULHERES também é uma das metas do projeto, buscando alcançar um equilíbrio de 50% entre os gêneros.


Essa iniciativa irá, com certeza, aumentar a alta performance necessária para as OLIMPÍADAS.


Os jogadores profissionais já foram contatados, e a PLAYER PATHWAY INITIATIVE já começou.


O SQUASH só cresce no mundo todo. Que demais estar presenciando isso!

SAIDEIRA

Logo após o RGSA OPEN, teremos uma Seletiva (19-21/08) para o PANAMERICANO SUB23, que será em Bucaramanga/Colômbia (06-12/10).


Os atletas já foram contatados para disputar essa vaga e se juntar aos pré-convocados.


MASCULINO

  • Rhuan Sousa
  • Murilo Penteado
  • Isaías Silva


FEMININO

  • Laura Silva
  • Clara Braga
  • Gabriela El-Masry


O COB irá custear toda a despesa deste PANAMERICANO, dando sinais de que o apoio ao SQUASH está voltando, agora que somos OLÍMPICOS.


Parabéns à CBS por estar fazendo um grande trabalho junto ao COB, mostrando que queremos voltar à elite mundial. Com tempo e dedicação, iremos conseguir esse objetivo.

Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

A cartoon of people playing squash
Por Mauricio Penteado 27 de abril de 2025
Muita coisa aconteceu nas últimas semanas. Agora que nosso Editor melhorou da Dengue, podemos retomar as atividades normais. Por sinal fica aqui a dica: se protejam Temas dessa edição: Comportamento, educação e respeito Circuito PSA Torneio 1k DAVID'S Yuri Pollak  Livro: ENTRE RAQUETES E FARAÓS
A man in a blue shirt is holding a tennis racquet
Por Mauricio Penteado 21 de abril de 2025
Introdução Conheci o Martin Knightno primeiro SULAMERICANO que fui em Lima/Peru. Sempre simpático e de conversa fácil, conversamos muito ao longo em todos os campeonatos que nos encontramos. Head coach da Colômbia há mais de 10 anos e ex top 38 PSA. Seria muito importante aprendermos com que esta tendo sucesso como transformar nossa realidade.
A bunch of badges
Por Mauricio Penteado 16 de abril de 2025
ESPECIAL 1a. ETAPA JUVENIL 2025
Mais Posts