4 de junho de 2024

SDA NEWS 020 - NUNCA MAIS QUERO VER VOCÊ CHORAR! Qual é o significado dessa frase? Vamos fazer uma releitura dela juntos sob a ótica esportiva

min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

NUNCA MAIS QUERO VER VOCÊ CHORAR! Qual é o significado dessa frase? Vamos fazer uma releitura dela juntos sob a ótica esportiva.

 UP TO DATE 

Semana passada aconteceu a COPA DO BRASIL 2024, torneio importante do calendário nacional que contou com os melhores jogadores brasileiros, como Diego Gobbi e Rhuan Sousa, que estão se preparando para ir ao Sul-Americano Adulto no começo de julho.


Além deles, outros atletas que estão de férias escolares das faculdades dos EUA apareceram, e pudemos ver a evolução que tiveram morando e jogando lá na gringa:



As semifinais foram:


MASCULINO



Campeão: GOBBI 3 x 1 MURILO


FEMININO


  • Laura Silva 3 x 0 Renata Furletti
  • Juliana Pereira 1 x 3 Luiza Carbonieri


Campeã: LAURINHA 3 x 0 LUIZA


Muitos juvenis que disputam o circuito também estiveram presentes em Minas Gerais. Destaque para a final da 5ª Classe, inteiramente juvenil:


ENQUANTO ISSO 

O circuito WORLD TOUR deu uma parada para todos estarem preparados para o BRITISH OPEN, evento Platinum de 200k (masc/fem) que começou no domingo (02/06).


Os destaques da primeira rodada ficaram por conta dos 2 juvenis que estão participando do torneio:


No feminino, a egípcia de 18 anos FAYROUZ ABOELKHEIR (#16) jogou contra a jogadora da Malásia AIRA AZMAN (#36) de 19 anos, que tem uma irmã mais velha, AIFA AZMAN (#37) de 22 anos, na mesma chave.


No masculino, o inglês de 18 anos, JONAH BRYANT (#69) recebeu o Wild Card e mediu forças contra YOUSSEF IBRAHIM (#14) do Egito.


No topo da tabela, todos os 10 melhores do masculino e do feminino entraram no mais tradicional dos torneios, o BRITISH OPEN, que agora é disputado em BIRMINGHAM.


Será que os campeões mundiais DIEGO ELIAS (Peru) e NOURAN GOHAR (Egito) levantarão a taça após conquistar o mundial? Deixem seus palpites nos comentários.

FALA SÉRIO

Nunca mais quero ver você chorar!


Parece duro, né? Parece que não faz bem chorar, mas SIM, claro que devemos e podemos chorar, somos humanos e sentimos dores.


Na minha época da pré-história, diziam que homem não chora, apanhávamos e ainda ouvíamos: "Vira homem!". Porém, no esporte, por que não devemos chorar?


Você está bravo com você, com sua performance? Porque decepcionou alguém? Porque se esforçou tanto e não conseguiu? Porque acha que merece?


Primeiramente, gostaria de dizer que atletas jogam e lutam porque gostam da disputa, do sabor da vitória, pelos seus objetivos, e NUNCA por alguém. Fazem isso por eles próprios. Ninguém veste seus calçados e sabe o quanto se esforçam. A plateia apenas está lá porque não tem a coragem de estar ao seu lado na dura vida de um atleta. Estão lá para bater palma e se entreter enquanto você luta pela sua vida. Não diga jamais que não quer decepcionar as pessoas.


Quando choramos, o adversário pensa que somos fracos, que não crescemos e não temos controle das emoções, dando a ele um sabor a mais.


Ganhar jogando bem é fácil, porém descobrir uma forma de vencer quando não é o seu dia, quando as bolas não estão entrando, quando você parece cansado ou indisposto, aí é onde vivem os campeões. Quem leu o livro do ANDRÉ AGASSI (jogador de tênis ex #1) sabe do que estou falando.


Existem algumas saídas nesses dias ruins em que os pensamentos negativos podem querer inundar sua mente e te arrastar cada vez mais para baixo:


  • Se você está bravo (para dizer o mínimo), transforme essa raiva em energia positiva para virar o jogo, faça seu oponente ficar incomodado, não dê nenhum ponto de graça, deixe a raiva para os outros.
  • Jogue o mais simples possível, alongue os pontos, corra muito, se entregue de verdade, tenha paciência porque não há mal que dure para sempre, não tem ninguém que tenha sorte o tempo todo (os jogadores de pôquer do velho oeste sabem bem disso). A roleta gira, esteja preparado e firme para quando chegar sua vez. Agora sim, você olha nos olhos do seu adversário e fala: "Agora é minha vez, pega essa."
  • Lute até o fim, saia da quadra de cabeça feita, não dê desculpas. Se você perdeu, foi por mérito do seu adversário e aprenda as lições com a derrota. Da próxima vez, você ganha.


Não quero te ver chorando nunca mais! Quem vai chorar agora é o seu adversário.

SAIDEIRA

Vamos ficar ligados no calendário de eventos que está chegando neste inverno, que vai deixar todo mundo muito quente:


  • Panamericano Juvenil - 16-22/06 (Quito/Ecuador)
  • YPIRANGA 1k SATELLITE TOUR + Torneio Juvenil - 28-30/06
  • Sulamericano Adulto - 01-06/07 (Santiago/Chile)
  • YPIRANGA 3k CHALLENGER TOUR + Amador FPS - 09-14/07
  • Mundial Juvenil - 12-23/07 (Houston/EUA)
  • Panamericano Adulto - 04-10/08 (Lima/Peru)
  • Panamericano Sub-15 & 17 - 29/08 - 01/09 (Guatemala)



Além dos torneios, existem CAMPS e treinamentos programados. Essa temporada de inverno está super agitada!

Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

5 de agosto de 2025
Mundial Equipe Juvenil Bio por Cento 3k YPIRANGA Juvenil A importância do planejamento Jogos Panamericanos
29 de julho de 2025
Mundial Juvenil CAY JUVENIL
23 de julho de 2025
Introdução Quando o Murilo começou a jogar o Isaías já era um grande jogador, foi o brasileiro que mais jogou Sulamericanos na história, foram incríveis 9 vezes, com grandes resultados: 1 prata Sub13, 1 bronze Sub11, 2 bronze Equipes, 1 bronze de duplas com seu parceiro de sempre, o Murilo.