SDA NEWS 020 - NUNCA MAIS QUERO VER VOCÊ CHORAR! Qual é o significado dessa frase? Vamos fazer uma releitura dela juntos sob a ótica esportiva
Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo
Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!
NUNCA MAIS QUERO VER VOCÊ CHORAR! Qual é o significado dessa frase? Vamos fazer uma releitura dela juntos sob a ótica esportiva.
UP TO DATE
Semana passada aconteceu a COPA DO BRASIL 2024, torneio importante do calendário nacional que contou com os melhores jogadores brasileiros, como Diego Gobbi e Rhuan Sousa, que estão se preparando para ir ao Sul-Americano Adulto no começo de julho.
Além deles, outros atletas que estão de férias escolares das faculdades dos EUA apareceram, e pudemos ver a evolução que tiveram morando e jogando lá na gringa:
- Lucas Oliveira - Chatam University
- Yuri Pollak - Drexel University
- Clara Braga - Chatam University
As semifinais foram:
MASCULINO
- Diego Gobbi 3 x 0 Vinicius Berbel
- Murilo Penteado 3 x 2 Rhuan Sousa
Campeão: GOBBI 3 x 1 MURILO
FEMININO
- Laura Silva 3 x 0 Renata Furletti
- Juliana Pereira 1 x 3 Luiza Carbonieri
Campeã: LAURINHA 3 x 0 LUIZA
Muitos juvenis que disputam o circuito também estiveram presentes em Minas Gerais. Destaque para a final da 5ª Classe, inteiramente juvenil:
- João Pardo 3 x 2
Rafael Santiago
ENQUANTO ISSO
O circuito WORLD TOUR deu uma parada para todos estarem preparados para o BRITISH OPEN, evento Platinum de 200k (masc/fem) que começou no domingo (02/06).
Os destaques da primeira rodada ficaram por conta dos 2 juvenis que estão participando do torneio:
No feminino, a egípcia de 18 anos FAYROUZ ABOELKHEIR (#16) jogou contra a jogadora da Malásia AIRA AZMAN (#36) de 19 anos, que tem uma irmã mais velha, AIFA AZMAN (#37) de 22 anos, na mesma chave.
No masculino, o inglês de 18 anos, JONAH BRYANT (#69) recebeu o Wild Card e mediu forças contra YOUSSEF IBRAHIM (#14) do Egito.
No topo da tabela, todos os 10 melhores do masculino e do feminino entraram no mais tradicional dos torneios, o BRITISH OPEN, que agora é disputado em BIRMINGHAM.
Será que os campeões mundiais
DIEGO ELIAS (Peru)
e
NOURAN GOHAR (Egito)
levantarão a taça após conquistar o mundial? Deixem seus palpites nos comentários.
FALA SÉRIO
Nunca mais quero ver você chorar!
Parece duro, né? Parece que não faz bem chorar, mas SIM, claro que devemos e podemos chorar, somos humanos e sentimos dores.
Na minha época da pré-história, diziam que homem não chora, apanhávamos e ainda ouvíamos: "Vira homem!". Porém, no esporte, por que não devemos chorar?
Você está bravo com você, com sua performance? Porque decepcionou alguém? Porque se esforçou tanto e não conseguiu? Porque acha que merece?
Primeiramente, gostaria de dizer que atletas jogam e lutam porque gostam da disputa, do sabor da vitória, pelos seus objetivos, e NUNCA por alguém. Fazem isso por eles próprios. Ninguém veste seus calçados e sabe o quanto se esforçam. A plateia apenas está lá porque não tem a coragem de estar ao seu lado na dura vida de um atleta. Estão lá para bater palma e se entreter enquanto você luta pela sua vida. Não diga jamais que não quer decepcionar as pessoas.
Quando choramos, o adversário pensa que somos fracos, que não crescemos e não temos controle das emoções, dando a ele um sabor a mais.
Ganhar jogando bem é fácil, porém descobrir uma forma de vencer quando não é o seu dia, quando as bolas não estão entrando, quando você parece cansado ou indisposto, aí é onde vivem os campeões. Quem leu o livro do ANDRÉ AGASSI (jogador de tênis ex #1) sabe do que estou falando.
Existem algumas saídas nesses dias ruins em que os pensamentos negativos podem querer inundar sua mente e te arrastar cada vez mais para baixo:
- Se você está bravo (para dizer o mínimo), transforme essa raiva em energia positiva para virar o jogo, faça seu oponente ficar incomodado, não dê nenhum ponto de graça, deixe a raiva para os outros.
- Jogue o mais simples possível, alongue os pontos, corra muito, se entregue de verdade, tenha paciência porque não há mal que dure para sempre, não tem ninguém que tenha sorte o tempo todo (os jogadores de pôquer do velho oeste sabem bem disso). A roleta gira, esteja preparado e firme para quando chegar sua vez. Agora sim, você olha nos olhos do seu adversário e fala: "Agora é minha vez, pega essa."
- Lute até o fim, saia da quadra de cabeça feita, não dê desculpas. Se você perdeu, foi por mérito do seu adversário e aprenda as lições com a derrota. Da próxima vez, você ganha.
Não quero te ver chorando nunca mais! Quem vai chorar agora é o seu adversário.
SAIDEIRA
Vamos ficar ligados no calendário de eventos que está chegando neste inverno, que vai deixar todo mundo muito quente:
- Panamericano Juvenil - 16-22/06 (Quito/Ecuador)
- YPIRANGA 1k SATELLITE TOUR + Torneio Juvenil - 28-30/06
- Sulamericano Adulto - 01-06/07 (Santiago/Chile)
- YPIRANGA 3k CHALLENGER TOUR + Amador FPS - 09-14/07
- Mundial Juvenil - 12-23/07 (Houston/EUA)
- Panamericano Adulto - 04-10/08 (Lima/Peru)
- Panamericano Sub-15 & 17 - 29/08 - 01/09 (Guatemala)
Além dos torneios, existem CAMPS e treinamentos programados. Essa temporada de inverno está super agitada!
Mauricio Penteado
Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo: