23 de maio de 2024

SDA NEWS 018 - Squash no Futuro: Uma Visão Estilo Blade Runner

Murilo Penteado
min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

Vamos falar nesta matéria sobre memórias, lembranças que devemos registrar para não esquecer. Hoje, tudo é digital; ninguém imprime fotos nem escreve cartas. Pelo menos temos a camisa do Pedro. Gosto de ter algo físico, palpável e não somente virtual, nas nuvens.

 UP TO DATE 

A semana passada passou voando, com dois grandes torneios, igualmente importantes para nós brasileiros. Tivemos um 9k em São Paulo e o Mundial.


Sobre o CAMPEONATO MUNDIAL


Um destaque dos nossos amigos argentinos foi ver Leandro Romiglio (#33) chegando na terceira rodada.


É fácil perceber a grande superioridade do Egito em relação aos demais países. Nas quartas de final entre os homens, dos oito atletas, cinco eram egípcios (se considerarmos ElShorbagy/Ing seriam seis) e do lado feminino, outras seis entre as oito.


O grande destaque foi o peruano Diego Elias (#4), o primeiro sul-americano a ser campeão mundial.


Vale a pena destacar toda sua história nesse torneio, em que perdeu apenas um game:


  • 1ª rodada - 3x0 Abdulla Al-Tamimi (#21)
  • 2ª rodada - 3x0 Iker Pajares (#24)
  • 3ª rodada - 3x0 Youssef Ibrahim (#15)
  • Quartas de final - 3x0 Karim Abdel Gawad (#5)
  • Semifinal - 3x1 Ali Farag (#1)
  • Final - 3x0 Mostafa Asal (#3)


Do lado feminino, já tinha destacado em uma publicação passada a campanha de Nouran Gohar (#2) em outro torneio, quando venceu as melhores do mundo. Desta vez, não foi diferente; ganhou novamente de Nour ElSherbini (#1) na final por 3x1.


No nosso 9k do Pinheiros, foi importante aproveitarmos a oportunidade de ver de perto grandes atletas em ação. Tivemos a impressão de que jogam outro jogo, de tão rápidos que são.


Precisamos de mais Waltinhos, promotor do torneio e grande mecenas do squash, para conseguir patrocinadores. Somente assim conseguiremos trazer para o Brasil os melhores nomes do circuito mundial e nos acostumarmos a ver, aprender e entender como se joga squash.


Nossos atletas jogaram muito. Diego Gobbi parou na semifinal, mostrando que o trabalho dos últimos meses na Europa, com duas passagens por torneios nos EUA e Canadá, o fez melhorar muito física e tecnicamente.


O campeão acabou sendo nosso amigo paraguaio, que já veio tantas vezes ao Brasil, Francesco Marcantonio (#158), fazendo jogos impressionantes com viradas de partidas perdidas, mostrando a todos que não existe jogo ganho e que devemos lutar até o fim.


Laura Silva (#133), de apenas 16 anos, perdeu somente na final para uma surpreendente mexicana que não parava de correr e bater na bola. Todo mérito para Sarahi Lopez (#121), que não perdeu nenhum game no torneio.


ENQUANTO ISSO 

Agora a caravana segue para Porto Ferreira, para a segunda etapa da 1ª GIRA BRASILEIRA.


Muitos que jogaram no Pinheiros agora se juntam a outros jogadores colombianos, paraguaios e equatorianos para esse torneio 3k (masc/fem).


Será que teremos brasileiros levantando a taça? Os cabeças de chave são Pedro Mometto e Laura Silva.


Torneio com muitos jogadores Sub-19 dos últimos sul-americanos agora se enfrentando no profissional. Vai ser muito emocionante.

FALA SÉRIO

Vou recomendar um grande filme que fez parte da minha geração: Blade Runner. Naquele tempo, o futuro era 2019. Dirigido por Ridley Scott (maratonem os filmes dele) e com trilha sonora incrível de Vangelis.


Uma frase nesse filme me marcou muito: quando o replicante Roy salva a vida de seu caçador Deckard e, antes de morrer, diz "memórias se perdem no tempo assim como lágrimas na chuva."


Vocês já repararam que Victor Crouin sempre registra suas partidas, principalmente as derrotas? Muitas das análises dele são interessantes porque são pensadas sobre o meio do jogo, na parte mental, no preparo e nas dúvidas que todos têm.


Digo isso porque aconselho a todos a terem um registro, um diário. Lógico que não precisam compartilhar nas redes sociais, pelo amor de Deus. Guardem isso para vocês, para um dia no futuro verem o quanto aprenderam e evoluíram, quantas verdades caíram por terra e quantas certezas ficaram.


Mantenham registros dos treinos, da sua rotina. Isso ajuda a controlar emoções e exercita um lado que ficou no tempo, quando as pessoas escreviam cartas à mão e enviavam para amigos e parentes.


Que tal cada um escrever uma carta para um amigo e colocar no correio agora?

SAIDEIRA

De quebra, aconteceu um Satelyte de 1k em Ponta Grossa.


Alguns atletas eliminados precocemente no torneio do Pinheiros foram até lá para aproveitar essa oportunidade de somar pontos no ranking PSA e ganhar mais alguns dólares.


A final foi entre Murilo Penteado (Bra) e Javier Romo (Ecu), reeditando a semifinal do último Sul-Americano Juvenil em Brasília/24.


Romo venceu por 3x2, mas estamos cada vez mais perto.

Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

A man wearing glasses and a blue shirt is standing on a squash court.
Por Mauricio Penteado 4 de maio de 2025
Temas dessa edição: MOHAMAD ZAKARIA PINHEIROS OPEN QUINHA - um personagem incrível
A cartoon of people playing squash
Por Mauricio Penteado 27 de abril de 2025
Muita coisa aconteceu nas últimas semanas. Agora que nosso Editor melhorou da Dengue, podemos retomar as atividades normais. Por sinal fica aqui a dica: se protejam Temas dessa edição: Comportamento, educação e respeito Circuito PSA Torneio 1k DAVID'S Yuri Pollak  Livro: ENTRE RAQUETES E FARAÓS
A man in a blue shirt is holding a tennis racquet
Por Mauricio Penteado 21 de abril de 2025
Introdução Conheci o Martin Knightno primeiro SULAMERICANO que fui em Lima/Peru. Sempre simpático e de conversa fácil, conversamos muito ao longo em todos os campeonatos que nos encontramos. Head coach da Colômbia há mais de 10 anos e ex top 38 PSA. Seria muito importante aprendermos com que esta tendo sucesso como transformar nossa realidade.
Mais Posts