21 de agosto de 2024

SDA ENTREVISTA - Tatiana Borges

Mauricio Penteado
min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

Completando a SEMANA Tatiana nos consedeu uma linda entrevista falando sobre o começo, meio e próximos passos

BRASILEIROS PELO MUNDO

Como foi que você começou no Squash?


Comecei no tênis com 5 anos. No Squash comecei com 13 anos por influência do meu tio querido que não está mais aqui.



Gostaria muito dele ter visto aonde eu cheguei mas ele já tinha falecido.


Sei que você treinou com uma das maiores senão a maior jogadora de Squash de todos os tempos, a Nicol David, conta como foi essa experiência


Passei 6 meses na Holanda tendo o privilégio de treinar e morar com a maior atleta de squash de todos os tempos, Nicol David 


Ela me ensinou que só se chega no topo quem treina muito. Na academia tinham 5 top 20 e Nicol era a mais dedicada e que treinava mais.


Não era a mais talentosa mas era a mais comprometida.


Além de campeã é um ser humano incrível.


Aprendi com ela que não existe campeã sem muito treino e dedicação.


Quais foram seus melhores torneios e qual sua maior vitória?


Jogar o mundial em Manchester em 2008, ganhar um bronze em panamericano em 2011 depois de me recuperar de uma cirurgia de LCA, ganhar da minha eterna rival e amiga Thaisa Serafini em Curitiba em 2016.


Minha maior vitória foi ser campeã brasileira em 2018 com um filho de apenas três meses e outro de um ano e meio. 


Depois de dar a luz eu tive apenas 40 dias para treinar e com muita paixão e garra consegui ganhar da Juliana Pereira em um jogo que o primeiro game durou 25 min.



Com certeza foi um momento marcante da minha carreira.


Após tanto tempo no circuito, que mensagem você daria para a Tatiana do começo da carreira? O que faria diferente?


Cuidado com as lesões, não esquece de treinar o físico, tenha calma que seu dia vai chegar.



Diria para ela aproveitar mais a jornada, aproveitar os momentos fora da quadra e focar menos em títulos.


Agora a pergunta de $1 milhão. Com grandes recursos financeiros, o que você faria para melhorar o SQUASH BRASILEIRO?


Investiria em um centro de treinamento, com uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, psicólogo e preparador fisico.

Traria um treinador egípcio para ser Head coach do centro de treinamento, e faria os profissionais treinar junto com os juvenis.

Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

10 de junho de 2025
Squash e Judô British Open
4 de junho de 2025
Introdução Hoje vamos conversar com o JUAN JOSE TORRES LARA, colombiano nascido em 2005. Um dos melhores jogadores juvenis que vi jogar. Presente nos Sulamericanos desde a Sub11, ganhando inúmeras vezes, era o jogador a ser batido. Além de super atleta um super menino do bem. Como é legal ter amigos do esporte. O Murilo teve a oportunidade de jogar inúmeras vezes com ele, inclusive no US OPEN onde foi campeão por 2 vezes. Atenção! Na sequência da resposta em espanhol tem uma versão português.
3 de junho de 2025
Ali Farag e Sarah-Jane Perry Sulamericano Adulto British Open
Mais Posts