17 de fevereiro de 2025

SDA ENTREVISTA - Frabetti e o Bernardo

Mauricio Penteado
min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

Brasília sempre foi um grande celeiro de ótimos jogadores. Trabalho duro de base do treinador e empresário DIEGO BOLZAN


Nomes recentes que fizeram história como CLARA BRAGA, começaram na CAPITAL SQUASH CENTER


Nesse SULAMERICANO, 2 promessas juvenis, estão em Quito defendendo o Brasil. Vamos saber um pouco mais sobre a vida desses atletas

Como você começou a jogar Squash?


Matheus Sbardellini Frabetti "Conheci o Squash através da escolinha de Squash no meu clube Iate Clube de Brasília aos 06 anos, na época minha mãe fazia aula eu  quis fazer tbem."

Bernardo Dias Miranda "Comecei a jogar squash por meio de um projeto social aqui em Brasília, o dono da Capital Squash Center, Diego Bolzan, pré selecionou 60 crianças e foi feita uma espécie de peneira onde 22 crianças passaram, e eu fui uma delas. Continuei no projeto me esforçando, fui plantando sementes que, desde de julho de 2020, quando me chamaram para trabalhar na CSC, venho colhendo frutos incríveis!"


Já viajou e conheceu países sendo atleta, conta aonde já jogou e qual foi a competição mais legal que achou?


Matheus Sbardellini Frabetti "Já viajei para diversos países pelo Squash, mas minha viagem preferida como atleta foi para o Mundial Juvenil em Houston-Texas em 2024. Fiz muitas amizades com colegas de diferentes países."


Bernardo Dias Miranda "Minha primeira viagem de avião foi graças ao squash, em 2018 ao meu primeiro Campeonato Brasileiro em São Paulo. Fui ao Peru em 2023 representando a seleção brasileira juvenil no Campeonato Sul-americano Juvenil e já estou de malas prontas para o próximo Sul-americano em Quito, Equador! O melhor campeonato que já participei foi sem dúvidas o Campeonato Sul-americano Juvenil aqui em casa, onde nossa seleção conseguiu mais de 8 medalhas e foi onde consegui minha primeira medalha em um campeonato internacional, a equipe masculina conseguiu medalha de bronze e eu fui parte dela."


O que você acha que falta para os Brasileiros serem os líderes do ranking mundial juvenil?


Matheus Sbardellini Frabetti "Incentivo do governo para nosso esporte, porque só os nossos pais e amigos que hoje ajudam nas diversas despesas, viagens , treinos e muitas outras. 

Não tenho condições financeiras para participar de torneios relevantes que poderia elevar meu nível técnico e conhecer outros adversários. "


Bernardo Dias Miranda "Projetos sociais são primordiais para conseguirmos mais crianças jogando e descobrir talentos no meio de famílias que não têm condições para sustentar os filhos no squash, como aconteceu comigo."



O que você quer do Squash , ser Profissional , ser Treinador/Coach ou simplesmente para diversão e fazer amizades?


Matheus Sbardellini Frabetti "Meu maior objetivo é estar no ranking profissional do Brasil e na PSA, pretendo seguir carreira de atleta, e no futuro lutar por uma vaga nas Olímpiadas. Um passo de cada vez. Tenho curso coah nível 01, gosto muito de ensinar e fazer amizades."


Bernardo Dias Miranda "Sem dúvidas ser profissional é minha meta para esse ano, e ja vem se cumprindo. Quero poder representar nossa bandeira e dar orgulho não só aos que estão ao meu lado, mas também ao nosso querido país!"



Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Um homem vestindo uma camisa azul e amarela está sorrindo para a câmera

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

A cartoon of people playing squash
Por Mauricio Penteado 27 de abril de 2025
Muita coisa aconteceu nas últimas semanas. Agora que nosso Editor melhorou da Dengue, podemos retomar as atividades normais. Por sinal fica aqui a dica: se protejam Temas dessa edição: Comportamento, educação e respeito Circuito PSA Torneio 1k DAVID'S Yuri Pollak  Livro: ENTRE RAQUETES E FARAÓS
A man in a blue shirt is holding a tennis racquet
Por Mauricio Penteado 21 de abril de 2025
Introdução Conheci o Martin Knightno primeiro SULAMERICANO que fui em Lima/Peru. Sempre simpático e de conversa fácil, conversamos muito ao longo em todos os campeonatos que nos encontramos. Head coach da Colômbia há mais de 10 anos e ex top 38 PSA. Seria muito importante aprendermos com que esta tendo sucesso como transformar nossa realidade.
A bunch of badges
Por Mauricio Penteado 16 de abril de 2025
ESPECIAL 1a. ETAPA JUVENIL 2025
Mais Posts