12 de junho de 2024

SDA ENTREVISTA - Anne Lee

min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

Entrevista com ANNE LEE, inglesa que vive no Brasil e dedica a vida a um lindo projeto, o SQUASHINHOS, que tem transformado a vida de muitos jovens

BRASILEIROS PELO MUNDO

Como você veio para no Brasil e como foi o início do Projeto Squashinhos?


Eu cheguei no Brasil em 2016. Eu estava viajando o mundo sozinha e tinha 19 anos. Eu tinha o objetivo de fazer faculdade em Portugal então já estava aprendendo português e decidi vir pro Brasil para 6 meses para melhorar meu português e também trabalhar nas olimpíadas. Eu e meu namorado Roni tivemos a ideia do projeto squashinhos em 2017 num bar na Inglaterra a gente estava conversando sobre como tem poucos juvenis no Rio e Brasil e queria melhorar isso e também como Rio de Janeiro tem muitos comunidades a gente queria dar a oportunidade para essas crianças que moram nas comunidades e estudam em escola pública no rio a chance de jogar squash e aprender uma nova idioma.

Como você começou no Squash? Seu irmão também é atleta profissional? Toda sua família joga?


Acho que o primeiro foto que foi tirado de mim foi eu deitada numa raquete de squash! Meu pai era um jogador profissional e era 30 do mundo. Meu pai hoje em dia é técnico e ele dedica muito tempo para treinar juvenis na Inglaterra. Ele já visitou projeto squashinhos e adorou!



Meus irmãos também são profissionais de squash. Eu era um dos melhores juvenis na Inglaterra quando era criança. Mas quando era adolescente eu decidi fazer outras coisas mas nunca perdi o amor que eu tenho pelo esporte. Quando eu voltei pro Brasil eu voltei a jogar squash e hoje em dia eu jogo profissional aqui no Brasil e fui vice campeã brasileira em 2023.

Quais são suas ideias futuras para esse lindo projeto?


A ideia é continuar crescendo e oferecendo o nosso máximo para essas crianças. Queremos expandir mais para mais clubes! No momento temos 100 crianças participando no projeto e temos uma fila de espera então com certeza tenho vontade em expandir o projeto para dar mais crianças a oportunidade de participar. 

Estamos agora construindo uma sala de aula no nosso clube onde as crianças vão aprender inglês!


Também estamos criando conexões com os Estados Unidos e Inglaterra, temos a ideia de poder mandar algumas adolescentes para faculdade fora no futuro! Mas vamos ver!

Do Squashinhos já saíram bons atletas que encontraram uma oportunidade de vida através do esporte, seria esse o principal objetivo?


Sim! Isso é muito gratificante vendo atletas sair do projeto. Temos o João Vitor Amaro que agora mora em Belo Horizonte como professor de squash e ele também é atleta 1• classe. Temos muito orgulho dele, ele é uma pessoa maravilhosa e é um excelente exemplo para as crianças do projeto.


Temos também Antonio Willian que atualmente trabalha no projeto squashinhos. Ele está jogando no momento 2• classe. Ele é um excelente profissional e temos muita sorte em ter ele ajudando nossas crianças. 


Nosso objetivo do projeto não é só para ser atleta de squash ou professor mas também para as crianças ter acesso a aprender uma outra idioma e jogar um esporte. Esporte traz disciplina. Sempre recebo mensagem das mães das crianças falando como que a vida deles melhorou por causa do projeto! As crianças ficam mais focadas na escola.


Você segue como atleta brasileira da seleção, quais são suas ambições como atleta profissional?


Joguei na seleção ano passado em 2023. Foi um campeonato maravilhoso e ganhamos uma medalha de bronze. 

Estou no momento com uma lesão no meu lombar. Mas estou fortalecendo e tenho certeza que já vou estar pronta para treinar forte de novo! Tenho o objetivo sim em continuar melhorar em quadra e ser um exemplo para os meninos do projeto!


Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

A cartoon of people playing squash
Por Mauricio Penteado 27 de abril de 2025
Muita coisa aconteceu nas últimas semanas. Agora que nosso Editor melhorou da Dengue, podemos retomar as atividades normais. Por sinal fica aqui a dica: se protejam Temas dessa edição: Comportamento, educação e respeito Circuito PSA Torneio 1k DAVID'S Yuri Pollak  Livro: ENTRE RAQUETES E FARAÓS
A man in a blue shirt is holding a tennis racquet
Por Mauricio Penteado 21 de abril de 2025
Introdução Conheci o Martin Knightno primeiro SULAMERICANO que fui em Lima/Peru. Sempre simpático e de conversa fácil, conversamos muito ao longo em todos os campeonatos que nos encontramos. Head coach da Colômbia há mais de 10 anos e ex top 38 PSA. Seria muito importante aprendermos com que esta tendo sucesso como transformar nossa realidade.
A bunch of badges
Por Mauricio Penteado 16 de abril de 2025
ESPECIAL 1a. ETAPA JUVENIL 2025
Mais Posts