26 de abril de 2026

Copa do Brasil Parte 2

Mauricio Penteado
min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

Dia 22/05/2026


- Desgaste em torneios

- Copa do Brasil

- Laura pelo mundo

- 4 torneios de 15k em 1 mês



UP TO DATE

Para quem não foi para Floripa, como eu, foi uma tortura acompanhar tudo a distância, sem poder sentir a emoção ao vivo.


Graças ao apoio da CBS existiu o canal NA LATA SQUASH no YouTube, que trouxe os jogos das 6 quadras com narração dos jogos do profissional.


Com a tecnologia disponível, conseguimos acompanhar e ver tudo no conforto do sofá. Excelente para os patrocinadores que podem divulgar suas marcas e fazer negócios com o público cada vez maior do Squash.


A audiência é grande pois muitos amigos, familiares e apaixonados por esporte podem assistir todos os canais, escolhendo os jogos que interessam, com isso os números de pessoas assistindo não param de crescer torneio a torneio.


O Squash agora Olímpico segue mais televisivo, os torneios estão maiores com premiações dignas para quem quer seguir a duríssima carreira profissional.


Acredito que assisti nesse feriado prolongado uns 200 jogos, juro, a qualidade da transmissão está perfeita, o placar funcionou o tempo todo, nos intervalos algumas estatísticas e o nome do juiz... coitado.


Enfim, a COPA DO BRASIL foi um show. Parabéns CBSquash e NA LATA, vocês fizeram acontecer nesse feriado.

ENQUANTO ISSO

Os atletas entregaram tudo em quadra. 


Sou suspeito para falar que a categoria juvenil é a que mais me encanta. Ver a evolução de cada um é nítida.


Os jogos estão mais apertados e com rallies mais longos. Paraguaios vieram e com certeza irão retornar, os argentinos que não puderam vir vão repensar os torneios que irão participar. Com isso todo o continente ganha.


Não precisamos ir longe para ter bons jogos, podemos rodar a América do Sul, mais perto e mais barato que cruzar o Atlântico e ir para o Hemisfério Norte.


Divirtam-se com os resultados o torneio.


https://www.tournamentsoftware.com/sport/events.aspx?id=626ac57c-62aa-481d-8adc-25c27c7f56fe


Parabéns às famílias e todos os atletas do Squash do Amanha.



 FALA SÉRIO 

Já falamos sobre esse assunto, mas é sempre bom voltarmos ao assunto - desgaste em torneios.


Qual é o objetivo num torneio?

1. Ter um monte de troféus

2. Perceber minha evolução


Raramente, muito raramente verão meus filhos disputando mais de uma categoria, isso aprendi a muito tempo atras, no 39o. Brasileiro no Pinheiros vendo dois grandes atletas YURI e LUCAS OLIVEIRA, favoritos absolutos das Sub17 e 3a classe em 2018 .


Se enfrentaram 2 vezes no mesmo dia, super jogos de 5 games cada.


3a classe - Quartas de Final - 12:00

Lucas 3x2 - (11/3, 5/11, 11/7, 7/11, 11/7)


Sub 17 - Semifinal - 17:30

Yuri 3x2 - (11/7, 9/11, 8/11, 11/7, 11/9)


O que aconteceu depois me fez entender, que mesmo sendo crianças, são humanos e sentem não só emocionalmente como fisicamente um torneio.


O Lucas tinha a semifinal da 3a Classe às 19:00, nem entrou na quadra.


O Yuri (cabeça #2) na Sub17, não aguentou o Rhuan (cabeça #3/4), num outro jogo de tirar o folego 3x1


O Murilo, meu filho só jogou a Sub15 e perdeu na final. O Vitor, só jogou a Sub11 levantando seu primeiro titulo Brasileiro, num 12x10 no quinto game, papai e mamãe quase morreram ali, kkkkkk.


Nessa semana, na COPA DO BRASIL, vi juvenis disputando 3 categorias.


Recado para os pais - vocês são os gestores da carreira de atleta, ninguém vai melhorar durante um torneio, a preparação vem meses antes, com foco e objetivo.


Tudo bem se o resultado não vier e não atingir as metas, nem sempre o aprendizado é linear, e tem que entender que os outros estão também treinando. Se perdeu arrume as malas e treine mais para o próximo campeonato. Se ganhou treine mais pois os outros vão querer ganhar de você.


O que não pode jamais acontecer é você perder um título que era seu, porque ficou cansado com partidas que não valiam nada.


Repensem seus objetivo, seus treinadores tem que saber orientar, e vocês como pais tem que ter a inteligência de saber administrar as vaidades, suas e de seus filhos.






BRASILEIROS PELO MUNDO

A LAURA SILVA (#105 da PSA) irá disputar o K2 Squash, na Philadelphia/EUA, evento que distribui US$ 6.000 de premiação.


Cabeça numero 2 do torneio, segue na sua gira pelo mundo em busca da sonhada vaga Olímpica.


Passando de bye na primeira rodada, irá estrear no torneio dia 23, nas oitavas de final.



SAIDEIRA

Para quem não aquenta de ansiedade, saíram as chaves dos 4 torneio 15k que teremos no Brasil, confiram diretamente no site da PSA.


Pinheiros - Masculino e Feminio - 19-23/maio

https://www.psasquashtour.com/tournament/ecp-open-2026/


Belo Horizonte - Masculino - 26-30/maio

https://www.psasquashtour.com/tournament/bh-open-2026/


Curitiba - Feminino - 26-30/maio

https://www.psasquashtour.com/tournament/curitiba-open-2026/


Brasilia - Masculino e Feminio - 03-07/junho

https://www.psasquashtour.com/tournament/brasilia-international-squash-classic-2026/



Mauricio Penteado

Fundador do SDA e criador da Escola do Squash

Um homem vestindo uma camisa azul e amarela está sorrindo para a câmera

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

Por Mauricio Penteado 13 de abril de 2026
Dia 13/04/2026 -Semana muito quente que passou -E a próxima vai ser ebulição total -Laura Silva pelo Mundo
Por Mauricio Penteado 3 de abril de 2026
Dia 03/04/2026 -Ilha Bela -Seletiva Brasileira -Seletiva para o Mundial -Dutch Open
Por Mauricio Penteado 23 de março de 2026
Dia 24/03/2026 - 1a Etapa Juvenil - ILHA BELA OPEN - Laura Silva pelo mundo - WO, recalculando rota