26 de janeiro de 2024

Iate Clube de Brasília - Entre rebatidas e vitórias

min. de leitura
Um ícone preto e branco de um telefone em um balão de fala.

Receba nossa newsletter no Whatsapp. Entrar no Grupo

Um quadrado preto com um círculo branco no meio em um fundo branco.

Siga o Squash do Amanhã no Instagram para não perder nada!

Há mais de 13 anos o Iate Clube de Brasília oferece uma estrutura de ponta para os amantes do squash. Por se tratar de um esporte desafiador, oferece diversos benefícios aos jogadores, a modalidade tem conquistado cada vez mais

praticantes.

Dentre seus diversos atletas das mais variadas faixas etárias, desponta no clube a escola infanto juvenil de squash, atualmente com mais de trinta alunos entre 4 a 15 anos. Tamanha a importância no cenário nacional da escolinha que em 2023, o clube realizou uma etapa do circuito juvenil de squash em suas quadras. A Diretora de Squash Clarissa Avila, destaca que não foi o torneio com o maior número de praticantes mas sim, o mais importante em sua opinião, tendo em vista a visibilidade do esporte entre os alunos do clube que ainda não participam de competições. 

Os jovens Matheus Frabetti, Lucas Avila e Clara Braga são exemplos dos resultados que podem ser alcançados quando há comprometimento e disciplina. Os três atletas começaram seus treinos na escolinha do Iate e, durante os torneios, demonstraram excelentes resultados, alcançando, mesmo com pouca experiência, títulos de campeões e vices em suas respectivas categorias. 

Atualmente Matheus Frabetti ocupa o primeiro lugar no ranking juvenil sub-17, tendo Lucas Avila como o terceiro lugar na mesma categoria. A atleta Clara Braga posteriormente foi treinar na Capital Squash Center, permanecendo com seus brilhantes resultados em sua carreira profissional. O atleta novato Pedro Queiroz demonstra empolgação com o esporte. Recentemente classificado para o Campeonato SulAmericano, tece elogios ao squash e seu professor Rodrigo Dias (ex-atleta profissional do squash que chegou a ocupar o 4ª lugar no ranking profissional nacional) “não poderia estar mais feliz”.

Novo Esporte Olímpico

Atividades diversificadas e ensinos teóricos são cruciais para o aperfeiçoamento do atleta. Pensando nisso, o Iate Clube realizou as Clínicas Infantojuvenil de Squash com Marcelo Abelheira, coautor do livro “Como jogar squash” em 2021, e com a atleta profissional Juliana Pereira em 2022.

De 8 a 19 de janeiro deste mês aconteceu a colônia de férias do clube. Foi firmada parceria para a inclusão do esporte em suas atividades na faixa etária de 4 a 13 anos. Pela quantidade de participantes, as crianças puderam optar pelo tênis de mesa ou pelo squash, na qual, surpreendentemente, dentre os trinta alunos da colônia, vinte e cinco optaram por conhecer a modalidade. Na ocasião, os esportistas puderam realizar exercícios e atividades lúdicas, além de disputarem jogos adaptados. Daniel, João Cláudio e Rudi, ambos de oito anos, conheceram o esporte na colônia, e relataram se tratar de um esporte muito legal e divertido. Olavo de dez anos, descreve o jogo como muito legal e difícil “porque você tem que acertar a bola, parecido com o ping-pong, parece fácil mas não é. Um atleta profissional demora anos para bater na bola muito bem. É um desafio bem grande”.

“É gratificante notar que os esforços dos nossos atletas vêm gerando resultados tão positivos para o Clube. A expectativa agora ao se tornar olímpico, é que o esporte cresça ainda mais tanto dentro do Iate quanto fora das quadras”, comentou a Vice-Diretora de Squash, Clarissa Avila.

Autora: Clarissa Avila

Buscar no blog


Ajude o Squash do Amanhã compartilhando nosso conteúdo:

A cartoon of people playing squash
Por Mauricio Penteado 27 de abril de 2025
Muita coisa aconteceu nas últimas semanas. Agora que nosso Editor melhorou da Dengue, podemos retomar as atividades normais. Por sinal fica aqui a dica: se protejam Temas dessa edição: Comportamento, educação e respeito Circuito PSA Torneio 1k DAVID'S Yuri Pollak  Livro: ENTRE RAQUETES E FARAÓS
A man in a blue shirt is holding a tennis racquet
Por Mauricio Penteado 21 de abril de 2025
Introdução Conheci o Martin Knightno primeiro SULAMERICANO que fui em Lima/Peru. Sempre simpático e de conversa fácil, conversamos muito ao longo em todos os campeonatos que nos encontramos. Head coach da Colômbia há mais de 10 anos e ex top 38 PSA. Seria muito importante aprendermos com que esta tendo sucesso como transformar nossa realidade.
A bunch of badges
Por Mauricio Penteado 16 de abril de 2025
ESPECIAL 1a. ETAPA JUVENIL 2025
Mais Posts