Blog Layout

jan. 26, 2024

Iate Clube de Brasília - Entre rebatidas e vitórias

Há mais de 13 anos o Iate Clube de Brasília oferece uma estrutura de ponta para os amantes do squash. Por se tratar de um esporte desafiador, oferece diversos benefícios aos jogadores, a modalidade tem conquistado cada vez mais

praticantes.

Dentre seus diversos atletas das mais variadas faixas etárias, desponta no clube a escola infanto juvenil de squash, atualmente com mais de trinta alunos entre 4 a 15 anos. Tamanha a importância no cenário nacional da escolinha que em 2023, o clube realizou uma etapa do circuito juvenil de squash em suas quadras. A Diretora de Squash Clarissa Avila, destaca que não foi o torneio com o maior número de praticantes mas sim, o mais importante em sua opinião, tendo em vista a visibilidade do esporte entre os alunos do clube que ainda não participam de competições. 

Os jovens Matheus Frabetti, Lucas Avila e Clara Braga são exemplos dos resultados que podem ser alcançados quando há comprometimento e disciplina. Os três atletas começaram seus treinos na escolinha do Iate e, durante os torneios, demonstraram excelentes resultados, alcançando, mesmo com pouca experiência, títulos de campeões e vices em suas respectivas categorias. 

Atualmente Matheus Frabetti ocupa o primeiro lugar no ranking juvenil sub-17, tendo Lucas Avila como o terceiro lugar na mesma categoria. A atleta Clara Braga posteriormente foi treinar na Capital Squash Center, permanecendo com seus brilhantes resultados em sua carreira profissional. O atleta novato Pedro Queiroz demonstra empolgação com o esporte. Recentemente classificado para o Campeonato SulAmericano, tece elogios ao squash e seu professor Rodrigo Dias (ex-atleta profissional do squash que chegou a ocupar o 4ª lugar no ranking profissional nacional) “não poderia estar mais feliz”.

Novo Esporte Olímpico

Atividades diversificadas e ensinos teóricos são cruciais para o aperfeiçoamento do atleta. Pensando nisso, o Iate Clube realizou as Clínicas Infantojuvenil de Squash com Marcelo Abelheira, coautor do livro “Como jogar squash” em 2021, e com a atleta profissional Juliana Pereira em 2022.

De 8 a 19 de janeiro deste mês aconteceu a colônia de férias do clube. Foi firmada parceria para a inclusão do esporte em suas atividades na faixa etária de 4 a 13 anos. Pela quantidade de participantes, as crianças puderam optar pelo tênis de mesa ou pelo squash, na qual, surpreendentemente, dentre os trinta alunos da colônia, vinte e cinco optaram por conhecer a modalidade. Na ocasião, os esportistas puderam realizar exercícios e atividades lúdicas, além de disputarem jogos adaptados. Daniel, João Cláudio e Rudi, ambos de oito anos, conheceram o esporte na colônia, e relataram se tratar de um esporte muito legal e divertido. Olavo de dez anos, descreve o jogo como muito legal e difícil “porque você tem que acertar a bola, parecido com o ping-pong, parece fácil mas não é. Um atleta profissional demora anos para bater na bola muito bem. É um desafio bem grande”.

“É gratificante notar que os esforços dos nossos atletas vêm gerando resultados tão positivos para o Clube. A expectativa agora ao se tornar olímpico, é que o esporte cresça ainda mais tanto dentro do Iate quanto fora das quadras”, comentou a Vice-Diretora de Squash, Clarissa Avila.

Autora: Clarissa Avila

Ajuda nossa comunidade!

Queremos criar um espaço onde possamos compartilhar experiências, dicas e informações úteis para todos os interessados no squash juvenil. Por isso, convidamos você a enviar seu material, histórias e curiosidades. Juntos, podemos construir um espaço rico em informação e inspiração para todos os nossos leitores.

Por Murilo Penteado 08 mai., 2024
Entrevista com VITOR PENTEADO, atleta juvenil de 14 anos que segue os passos do irmão MURILO, vamos ver e entender suas visões sobre o SQUASH
A group of people are watching a squash game sponsored by sda news
Por Murilo Penteado 06 mai., 2024
Irei começar essa postagem com uma frase de um ídolo que essa geração não teve a oportunidade de conhecer o gênio AYRTON SENNA. "Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar"
Por Mauricio Penteado 02 mai., 2024
Entrevista com Guilherme Castro, técnico da Seleção Brasileira Juvenil no Sul-Americano de 2024 em Brasília, treinador de um grande atleta juvenil do passado, Pepe, que conta com o apoio de uma família incrível que sempre apoiou e esteve presente. Hoje, o ciclo se repete com a família de Humberto Benhur. Vamos conhecer sua visão do squash nessa entrevista bem bacana.
Mais Posts
Share by: